A ex-jogadora de vôlei Ana Moser deve ser confirmada ministra do Esporte do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio está previsto para ocorrer nesta quinta-feira (22). A informação foi confirmada à CNN por integrantes da equipe responsável pela área do esporte na transição. Conforme essas fontes, o convite foi feito nos últimos dias e ela aceitou.
Moser esteve com o presidente eleito na semana passada. Ela é fundadora do Instituto Esporte e Educação. Não é filiada a nenhum partido político.
Como jogadora, fez parte do time que deu ao Brasil a primeira medalha olímpica no vôlei feminino, em Atlanta, em 1996
Havia a possibilidade de o posto principal do Ministério do Esporte ser ocupado por um nome indicado pelo PC do B. No entanto, o partido teria optado em assumir posições no segundo escalão da pasta, além de chefiar um outro ministério: o da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para este, a principal cotada é Luciana Santos, vice-governador de Pernambuco.
Outra ex-jogadora de vôlei, a senadora Leila Barros (PDT) chegou a ser cotada para a vaga de ministra do Esporte, mas seu nome perdeu força. A ex-jogadora de basquete Marta, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores, também chegou a ser cogitada.